Weby shortcut

REDE GOIANA DE PESQUISA EM TUBERCULOSE

ufg logo
IPTSP
Programa de Pós Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública
Defesa de Tese de Rogério Coutinho das Neves

Defesa de Tese de Rogério Coutinho das Neves

Por Andre Kipnis. Criada em 05/11/19 19:10. Atualizada em 14/11/19 07:58.

      

Defesa de Tese de Rogério Coutinho das Neves foto 3

                                                                                        (Foto: arquivo pessoal)

 

Defesa de Tese de Rogério Coutinho das Neves

Ocorreu no último dia 04 de novembro às 14h, no Auditório Núcleo de Telemedicina e Telessaúde (Faculdade de Medicina – UFG), a defesa de doutorado de Rogério Coutinho das Neves. Na ocasião, Rogério apresentou a tese intitulada como "Estudo da formação de biofilmes bacterianos em endopróteses ("stents") e inibição da formação de biofilme por peptídeos antimicrobianos de venenos de artrópodes" que foi avaliada e aprovada pela banca (foto) composta pelos professores Drª Fabrícia Paula de Faria (memória), Drº Carlos Alexandre Carollo, Drº Luiz Artur Mendes Bataus, Drª Simone Gonçalves da Fonseca e Drº André Kipnis (Coorientador) representando a Drª Ana Paula Junqueira-Kipnis (Orientadora).

Defesa de Tese de Rogério Coutinho das Neves

                            (Foto: arquivo pessoal)

Na ocasião da defesa, Rogério foi prestigiado pelos colegas de laboratório (Foto) Neila Teixeira Lima, Maria Micaella Rodrigues, Camila Oliveira Barbosa de Moraes e Fábio Oliveira Muniz, entre outros.

Defesa de Tese de Rogério Coutinho das Neves foto 2

                                                             (Foto: arquivo pessoal)

Este momento solene representa uma conquista para Rogério, afinal a obtenção do título de doutor é fruto de muito esforço e dedicação. Em 2010, ainda durante o curso de ciências biológicas (modalidade licenciatura - UFG), Rogério participou como voluntário no projeto "Análise da ação antimicrobiana de diferentes concentrações de moléculas/produtos obtidos da peçonha de animais em Mycobacterium subsp. massiliense isolado de pacientes submentidos à laparoscopia e artroscopia em hospitais privados do Estado de Goiás". Durante este período, Rogério se identificou com a pesquisa e logo engajou como bolsista de PIBIC (2011-2012) participando do projeto "Amplificação e clonagem de sequências gênicas dos epítopos das proteínas Ag85C, MPT-51 e HspX de Mycobacterium tuberculosis". Com bom desempenho, Rogério foi aprovado no mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (IPTSP - UFG, conceito CAPES 5), onde desenvolveu o projeto "Prospecção de peptídeos derivados das peçonhas de animais da Região Centro Oeste com atividade antimicobacteriana" sob orientação da Drª Ana Paula Junqueira-Kipnis e coorientação do Drº André Kipnis.

Seguindo trajetória acadêmica, Rogério desenvolveu seu doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade (PPGBB) ainda sob orientação dos profs. Drª Ana Paula Junqueira-Kipnis e Drº André Kipnis, o que culmina neste momento solene da defesa de tese.

Ciente da importância deste título, Rogério agradeceu à Deus, família, amigos e, em especial, à esposa Larissa Cristina. Agradeceu também aos amigos de laboratório: Adeliane Castro, Camila Oliveira, Danilo Pires, Lázaro Moreira, Neila Teixeira, Monalisa Martins e Victor Procópio.

A orientadora, Drª Ana Paula, Rogério fez questão de destacar "Quero agradecê-la por me direcionar cientificamente. Se não fossem suas orientações eu não teria chegado a este momento. Muito obrigado por tudo que me ensinou". Rogério estendeu seus agradecimentos ao Drº André Kipnis dizendo "agradeço por me acolher em seu laboratório desde a iniciação científica, me dando oportunidade de crescer e me aperfeiçoar científicamente".

Além disso, Rogério agradeceu as agências de fomento à pesquisa, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior (CAPES) e a Fundação de amparo a pesquisa do estado de Goiás (FAPEG), pelo auxílio da bolsa e ao fomento da pesquisa, materiais e equipamentos.

 

Certos da importância deste momento, as equipes do Laboratório de Bacteriologia Molecular e Imunopatologia parabenizam o Dr. Rogério Coutinho das Neves pela vitória e desejam sucesso!

 

 

 

 

 

Fonte: Rede Goiana de Tuberculose