FOTO ANA PAULA

PESQUISA REALIZADA PELA EQUIPE DA REDE GOIANA DE TUBERCULOSE É NOTÍCIA EM GOIÁS

Por Andre Kipnis. Criada em 15/01/20 11:23.

No último dia 14, pesquisa liderada pelos professores Drª. Ana Paula Junqueira-Kipnis e Drº. André Kipnis recebeu destaque entre os principais veículos de comunicação de Goiás. Na oportunidade, foi destacado que a pesquisa desenvolvida no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG) identificou uma molécula com potencial para ser utilizada no tratamento contra tuberculose.

EQUIPE IMUNO

Equipe de pesquisadores responsáveis pelo trabalho: Drº. André Kipnis, Drª Ana Paula Junqueira Kipnis (professores), Drº. Rogério Coutinho das Neves, Ms. Camila Oliveira e mestrandas Carine Castro e Neila Teixeira (Foto: UFG/ Divulgação)

A tuberculose é uma doença infecciosa transmissível que afeta prioritariamente os pulmões e ocasiona, anualmente, milhões de mortes em todo mundo. Além disso, estima-se que cerca de um terço da população mundial esteja infetada com tuberculose latente e, ainda, tem os casos de tuberculose multirresistente, o que implica na qualidade de vida do paciente e representa um problema de saúde pública.

FOTO ANA PAULACoordenadora do Projeto: Drª Ana Paula Junqueira Kipnis (Foto: UFG/ Divulgação)

Segundo a coordenadora do Projeto, Drª. Ana Paula Junqueira-Kipnis (foto), esta pesquisa teve início com a investigação de extratos de plantas e animais do Cerrado que apresentavam propriedades com bom potencial para agir contra a tuberculose. Os melhores resultados vieram a partir da investigação do veneno de vespas e escorpiões. O peptídeo identificado foi modificado e, atualmente, a pesquisa está na fase de obtenção de  reconhecimento de patente, o que representa um avanço mundial entre os estudos de tuberculose.

A Rede Goiana de Tuberculose parabeniza a equipe de pesquisadores responsáveis pelo trabalho e incentiva aos leitores do site a continuarem acompanhando este e outros trabalhos desenvolvidos pelo grupo.

Fonte: Laura Raniere Borges dos Anjos