Gabriel Gonçalves Dias

Gabriel

Estudante de Biotecnologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atualmente está fazendo Iniciação Científica (PIVIC) no Laboratório de Bacteriologia Molecular no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), orientado pelo prof. André Kipnis. Seu projeto consiste na determinação da linhagem mais adequada da bactéria Escherichia coli para a expressão heteróloga do gene Rv0331 de Mycobacterium tuberculosis H37Rv e otimização da produção da proteína correspondente a este gene. O aluno também tem feito análises computacionais para predição de epítopos imunodominantes da proteína e modelagem de sua estrutura tridimensional. O objetivo dessas análises é fornecer suporte à construção de proteínas de fusão para diagnóstico imunológico de TB e produção de vacinas, além de contribuir para a determinação da função da proteína correspondente ao gene Rv0331 e verificar sua possível utilização como alvo molecular para intervenção farmacológica contra TB.