Sobre a Rede

Por Andre Kipnis Atualizado em 26/11/14 16:05.

A rede Goiana de pesquisa em Tuberculose e micobacterioses, esta inserida no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Tuberculose, coordenado pelo Dr Diógenos Santos. O grupo coordenado pela professora Dra. Ana Paula Junqueira-Kipnis tem focado seus estudos no entendimento da relação patógeno-hospedeiro buscando encontrar biomarcadores que possam ser utilizados no desenvolvimento de novos kits de diagnóstico ou de novas vacinas para a tuberculose tanto humana quanto animal. Esta rede tem fomento do CNPq – vários editais Universais aprovados anteriormente e em vigência, do DECIT/MS, da FAPEG, da CAPES, do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos da América (NIH), provando portanto inserção Internacional. Dentro deste contexto o grupo também se consolidou na análise da relação patógeno-hospedeiro para micobactérias atípicas em modelo murino de infecção. Este grupo também tem atuado em outros países emergentes como Cuba e Moçambique onde já ministrou cursos e recebeu alunos de graduação, doutorado sanduíche e pós doutores.