Monalisa Martins Trentini

Atualizada em 11/09/20 18:33

Foto Monalisa para album de estudantes

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2010). Mestre em Imunologia pelo Programa de Medicina Tropical na Universidade Federal de Goiás (2014), com dissertação defendida com o tema: Vacinas de sub-unidade proteica para tuberculose, onde utilizou-se pela primeira vez, lipossoma microestruturado (o qual mimetiza o tamanho de uma bactéria) como adjuvante associado a uma proteína expressa principalmente na fase de latência da infecção do Mtb (Mycobacterium tuberculosis), denominada HspX. Os resultados obtidos foram promissores e o trabalho gerou um artigo cientifico na revista Vaccine. Atualmente é doutorando no Programa de Medicina Tropical (UFG), onde o tema da sua tese é Utilização de peptídeos sintéticos derivados do veneno de vespas e escorpião no tratamento in vivo a infecções micobacterianas.  A sua tese ainda inclui uma abordagem na importância das células TH17 específicas induzidas pela vacinação na proteção contra a infecção ao Mtb, onde resultados prévios mostram o auxílio dos neutrófilos nessa proteção. Além disso, foi bolsista técnica do CNPq (nível superior), onde auxiliou na produção de dois artigos científicos de bom impacto na área de vacinas.