Lázaro Moreira Marques Neto

Atualizada em 11/09/20 18:33

LMMN2

Formado em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010) onde foi monitor de Bioquímica básica e Bioquímica Clínica. Mestre em Microbiologia pelo Programa de Medicina Tropical e Saúde Pública (2014), com dissertação intitulada: Construção e expressão de uma proteína de fusão recombinante, em Escherichia coli, a partir de antígenos imunodominantes do Mycobacterium tuberculosis. Nesse trabalho, foi desenvolvida através de técnicas de biologia molecular e bioquímica uma proteína de fusão contendo antígenos de estágios múltiplos da tuberculose com objetivo principal de utiliza-la em uma vacina para gerar resposta imune do tipo CD8. Em estudos posteriores, a proteína será avaliada quanto a sua capacidade imunogênica. Ainda no mestrado escreveu um artigo de revisão, publicano na revista “Frontiers in Immunology”, em colaboração com os professores Ana Paula Junqueira Kipnis e André Kipnis sobre a possibilidade de fusionar moléculas adjuvantes a antígenos proteicos e gerar vacinas “auto-adjuvantes” para tuberculose o que chamou atenção do aluno e do grupo para a pesquisa de novos adjuvantes e a necessidade de se procurar novo moléculas com capacidade de auxiliar o desenvolvimento de uma resposta Th1 e Th17, principal relacionada à proteção contra patógenos intracelulares.  Possui Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade (Rede Pró Centro-Oeste) em que avaliou efeito de nanopartículas magnéticas como imunoestimulatens afim de desenvolver um adjuvante que tenham capacidade de auxiliar na geração de uma resposta vacina protetora contra tuberculose.

Atualmente em seu projeto de pós-doutorado está implementando um sistema knock out para mycobacterias afim de estudar o papel de proteases secretadas pelo Mtb na na imunopatologia da tuberculose, bem como avaliar essas proteases como alvos de novos medicamentos e vacinas.