Bruno de Paula Oliveira Santos

Updated at 09/11/20 18:33

Bruno

Bacharel em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, aluno de mestrado do Programa de Medicina Tropical na área Imunologia, sob orientação da Profa Dra Ana Paula Junqueira-Kipnis, e coorientação do Prof Dr André Kipnis. O projeto de mestrado tem enfoque em vacinas de subunidade proteica contra o Mtb. Este estudo tem por objetivo avaliar comparativamente a estimulação da resposta imune adaptativa em camundongos, produzida pela vacinação com os peptídeos CDα, CMh, ECMX, DAP, LAP e CMX, em combinação com os adjuvantes Advax™ e CpGDNA, por meio da quantificação da carga bacilar e caracterização dos linfócitos no baço e no pulmão. Já trabalhou na área de Virologia Ambiental junto ao laboratório de Diagnóstico Genético e Molecular, como estagiário. No laboratório de Imunopatologia das Doenças Infecciosas, da Profa Dra Ana Paula Junqueira-Kipnis, foi aluno de Iniciação Científica em dois projetos. No primeiro, intitulado “Avaliação da atividade das enzimas Arginase-1 e iNOS no sobrenadante de cultura de macrófagos alveolares infectados com BCG recombinante”, analisamos comparativamente o perfil de ativação dos macrófagos alveolares murinos vacinados com BCG e rBCG-CMX pela mensuração de NO e ureia. A modulação das vacinas BCG e rBCG-CMX se torna presente quando as células intersticiais pulmonares foram infectadas, com um aumento da produção de ureia gerado pela rBCG-CMX e um aumento de NO gerado pela BCG. O curto período de tempo avaliado pode ter sido o determinante na não percepção de modulação entre as vacinas nos macrófagos alveolares. No segundo projeto de Iniciação Científica, fomos analisar a ação microbicida do AMP Polybia-MPII, Agelaia-MP e AVA em M. abcessus subp. bolleti, advindos da vespa social (Polybia paulista). A partir dos resultados do teste de suscetibilidade, escolhemos uma concentração ótima para testar a ação desses peptídeos em macrófagos murinos infectados com a M. abscessus subp. bolletii. Este projeto é integrado a rede CNPq Pró Centro-Oeste “Inovatoxin – Inovação com Peçonhas de animais da biodiversidade da Região Centro-Oeste: aplicações terapêuticas, toxicologia e bioprospecção”.