Projeto BCG-COVID19

Atualizada em 16/03/21 10:23

bcg logo

O estudo clínico randomizado intitulado como Revacinação com BCG de profissionais da saúde atuando na pandemia de COVID-19: estratégia preventiva para melhorar a resposta imune inata” está entre os 90 projetos aprovados pela chamada em apoio a pesquisas em COVID-19, liderado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Ministério da Saúde.

Coordenado pelos professores Drª Ana Paula Junqueira-Kipnis (coordenadora), Drº Marcelo Fouad Rabahi (vice-coordenador) e Drº André Kipnis (professor associado), este projeto tem sido popularmente identificado como “Projeto BCG-COVID19” e seu lançamento oficial acontecerá, via remota, na próxima quarta-feira (22/07/2020).

Na oportunidade, os coordenadores irão detalhar pontos importantes do projeto para os interessados em compor a equipe de suporte deste grupo nos canais da pesquisa descritos abaixo. Nos antecipamos e fizemos uma entrevista com os coordenadores para entender o funcionamento do projeto e os detalhes você pode conferir logo abaixo:

1- O que é o projeto "BCG-COVID19"?

Os profissionais da área de saúde representam uma peça fundamental para o cuidado ao paciente contaminado com SARS-CoV-2 e, consequentemente, são essenciais na luta para combate a pandemia de COVID19. Neste processo, os profissionais de saúde estão expostos, constantemente, ao novo coronavírus. Mesmo usando equipamentos de proteção individual, muitos destes profissionais foram contaminados e afastados do serviço e, alguns, evoluíram a óbito. Logo, são necessárias estratégias que possam prevenir o adoecimento dos profissionais da área de saúde por COVID19.

A vacina BCG, administrada em recém-nascidos de diversos países, induz a uma proteção adjuvante para diversas infecções virais comuns na infância. Estudos de correlação, realizados em algumas regiões do mundo, levantaram a hipótese de que a BCG pode melhorar a resposta imune inata e evitar a infecção sintomática ou o agravamento da infecção por COVID-19. Sendo assim, o objetivo do ensaio clínico randomizado "BCG-COVID19" é revacinar os profissionais da área de saúde e estimar a incidência de COVID-19 neste grupo, bem como verificar a efetividade da vacina BCG para evitar ou reduzir a infecção por COVID-19 ou o agravamento da doença entre profissionais da área de saúde.

2- Quem pode participar o projeto "BCG-Covid19?

Qualquer profissional que tenha contato direto com público em geral por pelo menos 8h semanais. É importante que estes profissionais sejam negativos para COVID19.

3- Onde os profissionais da área da saúde realizarão o teste para COVID19?

O teste sorológico COVID19 será realizado por equipe capacitada e experiente vinculadas ao Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

4- Qual próximo passo após a realização do teste para COVID19?

Os profissionais da área de saúde que tiverem resultados negativos para COVID19 serão incluídos no estudo e randomizado em dois grupos: grupos que será revacinado por BCG e grupo não revacinado.

Todos serão acompanhados por telemedicina por período de 180 dias e, neste período, serão coletadas informações sobre o estado de saúde destes participantes. Após este período, todos os participantes serão monitorados por até 01 ano após o início do projeto.

5- Como faço para me candidatar como profissional da área de saúde voluntário no projeto “BCG-COVID19”?

Para participar basta entrar em contato através do whatsapp (62- 983264955), e-mail (rgptb.ufg@gmail.com), instagram (@rgptb.ufg) ou preencher formulário com as equipes de apoio localizadas no Hospital das Clínicas (HC/UFG) e Hospital Geral de Goiânia (HGG).

6- Quais são as agências apoiadoras do Projeto “BCG-COVID19”?

Este projeto é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Ministério da Saúde e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Ficou com alguma dúvida? Siga nossos canais de comunicação https://rgptb.iptsp.ufg.br/, @rgptb.ufg, whatsapp 98326-4955 ou https://msha.ke/rgptb.ufg ou email: rgptb.ufg@gmail.com.

atualizado em 16/03/2021