Adeliane Castro da Costa

Atualizada em 11/09/20 18:33

Adel

Possui graduação em Biomedicina pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-2009/2), mestrado em Medicina Tropical e Saúde Pública, com área de concentração em Imunologia (2012), doutorado em Medicina Tropical e Saúde Pública, com área de concentração em Imunologia (2016). Atualmente é professora substituta de Imunologia no Departamento de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia (DMIP) do IPTSP, por meio do qual ministra a disciplina de Imunologia nos cursos de Biomedicina, Farmácia e Medicina. Além disso ministrou a disciplina de Cultivo Celular bem como de Bioterismo para o curso de Biotecnologia. Concomitantemente, realiza estágio Pós Doutoral no Instituto de Patologia tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (Bolsa de Pós Doutorado Júnior-PDJ-CNPq), por meio do qual estuda a relação e o risco do indivíduo obeso em desenvolver Tuberculose. Ao longo dos 8 anos de pesquisa na Universidade Federal de Goiás, desenvolveu experiência tendo como principais alvos o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico e novos modelos vacinais, com a utilização de proteínas recombinantes. Em seus trabalhos, utiliza pacientes com Tuberculose ativa, Tuberculose latente, indivíduos privados de liberdade, indivíduos hipertensos, pacientes com DPOC, e indivíduos obesos. Atuou em atividades relacionadas à Pesquisa Clínica, utilizando pacientes com DPOC e hipertensos. No geral, para todas as atividades, vem utilizando as técnicas de espirometria, ELISA, Luminex, Citometria de fluxo, cultivo celular, diferenciação de macrófagos a partir de células de medula óssea, Western Blotting, eletroforese, produção de proteínas recombinantes, padronização e utilização de testes de diagnóstico sorológico para Tuberculose e testes de novas vacinas em modelo murino. Por utilizar a citometria de fluxo como técnica central em suas pesquisas, tem experiência com os seguintes citômetros de fluxo: BD FACS Calibur, BD FACS Canto, BD FACS Verse, BD Accuri e Attuni.